sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Bem Vindo a Cigana Moderna à Moda Antiga

Não sou cigana de criação, mas me considero uma gadjé de coração. Sempre fui apaixonada pelo fascínio das cores, da alegria, dos movimentos deste povo. Foi então que resolvi conhecê-los um pouco mais e entender um pouco desta cultura tão marginalizada pela falta de conhecimento e entendimento dos não ciganos.
 Para falar do povo cigano, é preciso levar em conta que trata-se de um povo de idioma ágrafo, sendo este o seu maior patrimônio e por mais que sejam feitas inúmeras pesquisas, pouco se pode afirmar com exatidão. Mesmo que exista um grande número de dados, uma reconstituição histórica exata que possa ser considerada como autêntica é difícil.
Os ciganos desde os primórdios dos tempos ficaram conhecidos por exercer atividades itinerantes como: Artistas de Circo, Vendedores de Cavalo, Comerciantes Itinerantes, Domadores, Amestradores, Ferreiros, Praticantes de Artes Divinatórias, e etc... Hoje no mundo contemporâneo, após esta diáspora inexata, os gitanos em sua maioria, fizeram um misto de vida cigana e vida gadjé, aproveitando os melhores hábitos dos gadjés, sem nunca esquecer sua essência e sempre sendo fiel a sua religiosidade.
Na atualidade, devidos aos avanços tecnológicos que ocorreram no mundo, é também mais difícil uma vida nômade, mais ainda existe. Os ciganos em sua maioria, hoje levam uma vida normal, morando em casas, estudando (é provado que ser inculto não trás benefícios para ninguém), trabalhando, tendo acesso a internet, mais nem por isto deixam de acampar em suas férias, de exercer seus rituais, de acreditar em suas crenças. Hoje encontram muitas formas de dividir sua cultura, ensinando suas tradições aos que estão em sintonia com os ensinamentos do seu modo cigano de viver, fazendo uma unidade baseada no amor, no respeito e na sinceridade.
A seguir você terá acesso a um pouco mais desta cultura tão rica, tão misteriosa e envolvente, que somente os ciganos poderiam traduzir e vivenciar.
Boa Leitura ! ou como dizem os gitanos “Latcho drom!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário