terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alquimia dos Alimentos

            Como bem dizem os antigos, cozinhar é a arte mais antiga que norteia a humanidade. Alimentar-se frente a uma refeição bem feita, não há nada igual. Pode ser um simples arroz com feijão, mas se ele for feito com gosto, carinho não há sabor comparável ao prazer de degustar esse elemento mágico.

            É com orgulho e com um valor incomensurável que as ciganas preparam suas receitas. Cozinhar é uma tradição que passa de mão para filha.

Os ciganos amam uma confraternização, e bem sabemos que festa sem comida não tem graça, para eles não há nada mais acolhedor que ter todos juntos saboreando uma boa comida e aproveitando a alegria que paira no ar quando estão reunidos.

As receitas possuem um conceito mágico, que devem ser distribuídas pelo mundo, as ciganas não possuem o medo de expor seus segredos culinários, ao contrário, acreditam que o conhecimento recebido deve ser repassado para que a energia boa possa fluir.

A magia do cozinhar começa na intenção, seguida pela escolha dos ingredientes, o calor do fogo, o preparo do alimento, o espírito de quem o faz. Os ciganos são extremamente cuidadosos ao prepararem as refeições pois segundo eles o corpo se nutre, mas é a alma que se alimenta.

A cozinha cigana pode ser considerada alquímica, pois trata de uma mistura de cores, temperos, sabores, aromas inexplicáveis, traduzidos em uma das melhores linhas culinárias existentes na fase da terra, afinal esse povo andou o mundo e aprimorou os conceitos e receitas de cada lugar, criando uma característica única aos seus pratos.

 Seus pratos tem uma forte influência de temperos e condimentos, característicos de vários locais do mundo. Saborear um prato cigano é saborear magia em pura forma, é estar consigo mesmo e alimentar a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário